[AD-INSERTER AMP]
Continua após a publicidade..

5 Receitas de Galinha Assada fáceis de fazer

A galinha assada é um prato clássico que agrada a todos os paladares. Além de ser fácil de preparar, ela pode ser acompanhada de diversos tipos de molhos, saladas e guarnições. Neste artigo, você vai aprender 5 receitas de galinha assada que vão deixar a sua família com água na boca. Confira!

Continua após a publicidade..

O que é a Galinha Assada?

A galinha assada é uma forma de cozinhar a ave inteira ou em pedaços no forno, geralmente temperada com sal, alho, limão, ervas e outros ingredientes a gosto. A galinha assada é uma receita tradicional em muitos países, como Portugal, Brasil, Estados Unidos, França e Itália. Ela pode ser servida como prato principal ou como parte de um banquete.

A galinha assada é uma ótima opção para quem quer uma refeição saborosa, nutritiva e econômica. A carne da galinha é rica em proteínas, vitaminas do complexo B, ferro e zinco. Além disso, a galinha assada tem menos gordura e calorias do que outras carnes vermelhas ou fritas.

Ingredientes para as Receitas de Galinha Assada.

Para fazer as receitas de galinha assada, você vai precisar dos seguintes ingredientes básicos:

  • 1 galinha inteira ou em pedaços, limpa e sem pele
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 4 dentes de alho picados
  • Suco de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 folha de louro
  • 1 cebola cortada em rodelas
  • 1 xícara de água

Esses são os ingredientes para fazer a galinha assada simples, que pode ser usada como base para as outras receitas. Você também pode variar os temperos e adicionar outros ingredientes, como mostarda, mel, vinho, manteiga, tomilho, orégano, salsa, cebolinha, cenoura, batata, abóbora, etc.

Modo de Preparo das Receitas de Galinha Assada.

O modo de preparo das receitas de galinha assada é muito simples e rápido. Veja o passo a passo:

Continua após a publicidade..
  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Tempere a galinha com sal, pimenta, alho e limão. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos na geladeira.
  3. Coloque a galinha em uma assadeira untada com azeite. Espalhe o alecrim, o louro e a cebola por cima. Regue com a água e o azeite restante.
  4. Leve ao forno por cerca de 1 hora e meia, regando a galinha com o caldo da assadeira de vez em quando, até que esteja dourada e cozida por dentro.
  5. Retire do forno e sirva a galinha assada com o molho da assadeira e o acompanhamento de sua preferência.

Ver mais receitas:

Essa é a receita básica de galinha assada, que pode ser modificada de acordo com o seu gosto. Veja a seguir algumas sugestões de variações:

  • Galinha Assada com Mostarda e Mel: Adicione 2 colheres de sopa de mostarda e 2 colheres de sopa de mel ao tempero da galinha. Asse como indicado acima.
  • Galinha Assada com Vinho e Ervas: Substitua a água por 1 xícara de vinho branco seco. Adicione 1 colher de sopa de tomilho e 1 colher de sopa de orégano ao tempero da galinha. Asse como indicado acima.
  • Galinha Assada com Manteiga e Salsa: Derreta 4 colheres de sopa de manteiga e misture com 4 colheres de sopa de salsa picada. Pincele a galinha com essa mistura antes e durante o assado. Asse como indicado acima.
  • Galinha Assada com Cenoura e Batata: Corte 4 cenouras e 4 batatas em pedaços médios. Tempere com sal, pimenta e azeite. Coloque na assadeira junto com a galinha. Asse como indicado acima.
  • Galinha Assada com Abóbora e Cebolinha: Corte 500 g de abóbora em cubos. Tempere com sal, pimenta, azeite e 2 colheres de sopa de cebolinha picada. Coloque na assadeira junto com a galinha. Asse como indicado acima.

A História da Galinha Assada.

A galinha assada é uma receita que remonta à antiguidade. Os egípcios, os gregos e os romanos já criavam galinhas e as assavam em fornos de barro ou em espetos sobre o fogo. Eles também usavam diversos temperos e molhos para dar sabor à carne.

Na Idade Média, a galinha assada era um prato comum nas mesas dos nobres e dos camponeses. Ela era servida com pão, frutas, queijos e vinho. Na Renascença, a galinha assada ganhou novos ingredientes, como o limão, o alho e as ervas aromáticas.

No século XVIII, a galinha assada se tornou um símbolo da culinária francesa, graças ao famoso chef Marie-Antoine Carême, que criou receitas sofisticadas e elegantes com a ave. Ele também foi o responsável por popularizar o termo “poulet rôti”, que significa “galinha assada” em francês.

No século XIX, a galinha assada se espalhou pelo mundo, chegando aos Estados Unidos, ao Brasil e a outros países. Ela se adaptou aos costumes e aos ingredientes locais, dando origem a diversas variações regionais.

Continua após a publicidade..

Hoje, a galinha assada é um prato que faz parte da cultura e da gastronomia de muitos povos. Ela é uma receita que pode ser feita em qualquer ocasião, desde um almoço em família até uma festa de aniversário. Ela é uma receita que agrada a todos os gostos e que pode ser personalizada de acordo com a sua criatividade.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu 5 receitas de galinha assada que vão surpreender a sua família. Você viu como é fácil e rápido fazer esse prato, que é saboroso, nutritivo e econômico. Você também conheceu um pouco da história da galinha assada, que é uma receita milenar e universal.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que tenha se inspirado para fazer as suas próprias receitas de galinha assada. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em responder. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Veja Também

Todas as Receitas

Continua após a publicidade..

Nossas Redes Sociais:

Instagram

Grupo do Facebook

Pinterest

Pagina do Facebook

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.