[AD-INSERTER AMP]
Continua após a publicidade..

5 Receitas de Iogurte Natural para Fazer em Casa

O iogurte natural é um alimento saudável, nutritivo e versátil, que pode ser consumido puro ou com frutas, granola, mel e outros ingredientes. Além de ser uma ótima fonte de proteínas, cálcio e probióticos, o iogurte natural também pode ajudar na digestão, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de infecções.

Continua após a publicidade..

Mas você sabia que é possível fazer iogurte natural em casa, de forma simples e econômica? Neste artigo, vamos ensinar 5 receitas de iogurte natural caseiro, que vão desde a tradicional até a vegana. Você vai ver como é fácil e delicioso preparar o seu próprio iogurte natural e aproveitar todos os seus benefícios.

O que é iogurte natural e como ele é feito?

O iogurte natural é um produto lácteo fermentado, que resulta da ação de bactérias benéficas sobre o leite. Essas bactérias, chamadas de lactobacilos e bifidobactérias, transformam a lactose (açúcar do leite) em ácido lático, que confere ao iogurte a sua consistência cremosa e o seu sabor levemente ácido.

Para fazer iogurte natural em casa, você vai precisar basicamente de dois ingredientes: leite e iogurte natural. O leite pode ser integral, desnatado ou semidesnatado, de acordo com a sua preferência. O iogurte natural vai servir como fermento, ou seja, vai fornecer as bactérias que vão transformar o leite em iogurte. Você pode usar um iogurte natural comprado no mercado ou um iogurte natural caseiro que você já tenha feito antes.

O processo de fazer iogurte natural é simples: você só precisa aquecer o leite até uma temperatura entre 80°C e 90°C, para eliminar possíveis micro-organismos indesejáveis e favorecer a fermentação. Depois, você deve deixar o leite esfriar até uma temperatura entre 40°C e 45°C, que é ideal para as bactérias do iogurte se multiplicarem. Então, você deve misturar uma parte de iogurte natural para cada quatro partes de leite e colocar a mistura em um recipiente com tampa. Por fim, você deve deixar o recipiente em um local escuro e abafado por cerca de 8 horas, para que o iogurte fique pronto.

Receita 1: Iogurte natural tradicional

A primeira receita que vamos ensinar é a do iogurte natural tradicional, que é feito com leite de vaca e iogurte natural. Essa receita é a mais simples e fácil de fazer, e rende cerca de 1 litro de iogurte.

Continua após a publicidade..

Ingredientes

  • 1 litro de leite (integral, desnatado ou semidesnatado)
  • 1 copo (200 ml) de iogurte natural

Modo de preparo

  1. Em uma panela, leve o leite ao fogo médio até ferver.
  2. Desligue o fogo e deixe o leite esfriar até ficar morno (entre 40°C e 45°C). Você pode usar um termômetro culinário para medir a temperatura ou colocar um dedo limpo no leite e contar até 10. Se conseguir suportar o calor sem se queimar, o leite está na temperatura certa.
  3. Em uma tigela, misture bem o iogurte natural com um pouco do leite morno.
  4. Transfira a mistura para um recipiente com tampa (pode ser uma jarra ou uma garrafa térmica) e adicione o restante do leite morno. Mexa bem para incorporar.
  5. Feche o recipiente e envolva-o em um pano ou em uma toalha. Coloque-o em um local escuro e abafado, como o forno desligado ou um armário.
  6. Deixe o iogurte fermentar por cerca de 8 horas, sem mexer ou abrir o recipiente.
  7. Após esse tempo, leve o iogurte à geladeira por pelo menos 4 horas, para ficar mais firme e gelado.
  8. Pronto! Você pode consumir o seu iogurte natural puro ou com frutas, mel, granola ou o que preferir. Você também pode usar o seu iogurte natural para fazer outras receitas, como molhos, bolos e sobremesas.

Receita 2: Iogurte natural grego

A segunda receita que vamos ensinar é a do iogurte natural grego, que é uma versão mais cremosa e consistente do iogurte natural tradicional. Essa receita é feita com os mesmos ingredientes da anterior, mas tem um passo a mais: a drenagem do soro do leite.

Ingredientes

  • 1 litro de leite (integral, desnatado ou semidesnatado)
  • 1 copo (200 ml) de iogurte natural

Modo de preparo

  1. Siga os mesmos passos da receita anterior, até obter o iogurte natural pronto.
  2. Forre uma peneira com um pano de algodão limpo e coloque-a sobre uma tigela.
  3. Despeje o iogurte natural sobre o pano e deixe escorrer o soro do leite por cerca de 2 horas, na geladeira.
  4. Aperte bem o pano para retirar todo o soro e transfira o iogurte para um recipiente com tampa.
  5. Pronto! Você pode consumir o seu iogurte natural grego puro ou com frutas, mel, granola ou o que preferir. Você também pode usar o seu iogurte natural grego para fazer outras receitas, como molhos, bolos e sobremesas.

Receita 3: Iogurte natural de coco

A terceira receita que vamos ensinar é a do iogurte natural de coco, que é uma opção vegana e sem lactose para quem não consome leite de origem animal. Essa receita é feita com leite de coco e probióticos em cápsulas, que podem ser encontrados em farmácias ou lojas de produtos naturais.

Ingredientes

  • 1 litro de leite de coco (de preferência caseiro)
  • 2 cápsulas de probióticos (lactobacilos e bifidobactérias)

Modo de preparo

  1. Em uma panela, leve o leite de coco ao fogo médio até ferver.
  2. Desligue o fogo e deixe o leite de coco esfriar até ficar morno (entre 40°C e 45°C). Você pode usar um termômetro culinário para medir a temperatura ou colocar um dedo limpo no leite e contar até 10. Se conseguir suportar o calor sem se queimar, o leite está na temperatura certa.
  3. Abra as cápsulas de probióticos e despeje o seu conteúdo em uma tigela. Misture bem com um pouco do leite de coco morno.
  4. Transfira a mistura para um recipiente com tampa (pode ser uma jarra ou uma garrafa térmica) e adicione o restante do leite de coco morno. Mexa bem para incorporar.
  5. Feche o recipiente e envolva-o em um pano ou em uma toalha. Coloque-o em um local escuro e abafado, como o forno desligado ou um armário.
  6. Deixe o iogurte fermentar por cerca de 24 horas, sem mexer ou abrir o recipiente.
  7. Após esse tempo, leve o iogurte à geladeira por pelo menos 4 horas, para ficar mais firme e gelado.
  8. Pronto! Você pode consumir o seu iogurte natural de coco puro ou com frutas, mel, granola ou o que preferir. Você também pode usar o seu iogurte natural de coco para fazer outras receitas, como molhos, bolos e sobremesas.

Receita 4: Iogurte natural de kefir

A quarta receita que vamos ensinar é a do iogurte natural de kefir, que é uma opção diferente e saudável para quem quer variar o sabor e os benefícios do iogurte natural. Essa receita é feita com leite e grãos de kefir, que são uma colônia de micro-organismos vivos que fermentam o leite e produzem um iogurte mais ácido e efervescente.

Ingredientes

  • 1 litro de leite (integral, desnatado ou semidesnatado)
  • 3 colheres (sopa) de grãos de kefir

Modo de preparo

  1. Em uma panela, leve o leite ao fogo médio até ferver.
  2. Desligue o fogo e deixe o leite esfriar até ficar morno (entre 40°C e 45°C). Você pode usar um termômetro culinário para medir a temperatura ou colocar um dedo limpo no leite e contar até 10. Se conseguir suportar o calor sem se queimar, o leite está na temperatura certa.
  3. Em um recipiente de vidro com tampa, coloque os grãos de kefir e despeje o leite morno por cima. Mexa delicadamente com uma colher de plástico ou de madeira (não use metal, pois pode prejudicar os micro-organismos do kefir).
  4. Feche o recipiente e deixe-o em um local escuro e abafado, como o forno desligado ou um armário.
  5. Deixe o iogurte fermentar por cerca de 24 horas, sem mexer ou abrir o recipiente.
  6. Após esse tempo, coe o iogurte com uma peneira de plástico ou de madeira (não use metal) e separe os grãos de kefir do iogurte. Você pode guardar os grãos em um pote com água filtrada na geladeira, para usar em outras receitas, ou doá-los para alguém que queira fazer kefir também.
  7. Leve o iogurte à geladeira por pelo menos 4 horas, para ficar mais firme e gelado.
  8. Pronto! Você pode consumir o seu iogurte natural de kefir puro ou com frutas, mel, granola ou o que preferir. Você também pode usar o seu iogurte natural de kefir para fazer outras receitas, como molhos, bolos e sobremesas.

Receita 5: Iogurte natural com frutas

A quinta e última receita que vamos ensinar é a do iogurte natural com frutas, que é uma forma de incrementar o seu iogurte natural com mais sabor, cor e nutrientes. Essa receita é feita com iogurte natural (de qualquer uma das receitas anteriores) e frutas frescas ou congeladas da sua escolha.

Ingredientes

  • 1 copo (200 ml) de iogurte natural
  • 1 xícara (chá) de frutas picadas (pode ser morango, banana, manga, kiwi, abacaxi, mamão, etc.)

Modo de preparo

  1. Em um liquidificador, bata o iogurte natural com as frutas até obter uma mistura homogênea e cremosa.
  2. Transfira a mistura para um recipiente com tampa e leve à geladeira por pelo menos 2 horas, para ficar mais firme e gelado.
  3. Pronto! Você pode consumir o seu iogurte natural com frutas puro ou com granola, mel ou o que preferir. Você também pode usar o seu iogurte natural com frutas para fazer outras receitas, como smoothies, sorvetes e sobremesas.

A origem do iogurte natural

O iogurte natural é um alimento milenar, que surgiu há cerca de 10 mil anos na região da Ásia Central. Os povos nômades dessa região costumavam guardar o leite em recipientes feitos de pele ou estômago de animais, que eram transportados em camelos ou cavalos. O calor e os movimentos desses animais favoreciam a fermentação do leite pelos micro-organismos presentes na pele ou no estômago, dando origem ao iogurte.

O iogurte natural se espalhou pelo mundo através das rotas comerciais e das migrações, sendo apreciado por diversas culturas e civilizações. Na Grécia Antiga, o iogurte era considerado um alimento dos deuses, e era consumido com mel e frutas. Na Índia, o iogurte era usado como base para o lassi, uma bebida refrescante e aromática. Na Turquia, o iogurte era usado para fazer o ayran, uma bebida salgada e espumante.

Continua após a publicidade..

Hoje em dia, o iogurte natural é um alimento popular e versátil, que pode ser encontrado em diferentes formas, sabores e texturas. O iogurte natural é também um alimento cientificamente comprovado como benéfico para a saúde, pois contém proteínas, cálcio, vitaminas, minerais e probióticos, que podem melhorar a digestão, o sistema imunológico, a flora intestinal e a prevenção de doenças.

Acompanhamentos para o iogurte natural

O iogurte natural é um alimento que combina com diversos acompanhamentos, que podem tornar o seu consumo mais saboroso e nutritivo. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos para o seu iogurte natural:

  • Frutas: as frutas são uma ótima opção para adicionar mais cor, sabor e vitaminas ao seu iogurte natural. Você pode usar frutas frescas ou congeladas, inteiras ou picadas, da sua preferência. Algumas frutas que combinam bem com o iogurte natural são: morango, banana, manga, kiwi, abacaxi, mamão, maçã, pera, uva, etc.
  • Granola: a granola é uma mistura de cereais integrais, oleaginosas, sementes e frutas secas, que pode adicionar mais crocância, fibra e energia ao seu iogurte natural. Você pode comprar a granola pronta ou fazer a sua própria granola em casa.
  • Mel: o mel é um adoçante natural que pode dar um toque mais doce e aromático ao seu iogurte natural. O mel também tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem ajudar na saúde da garganta, da pele e do sistema imunológico.
  • Geleia: a geleia é uma conserva de frutas cozidas com açúcar ou adoçante, que pode dar um sabor mais intenso e variado ao seu iogurte natural. Você pode usar geleias de diferentes frutas, como morango, framboesa, amora, goiaba, maracujá, etc.
  • Canela: a canela é uma especiaria que pode dar um toque mais quente e perfumado ao seu iogurte natural. A canela também tem propriedades termogênicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem ajudar na aceleração do metabolismo, na redução do colesterol e na prevenção do envelhecimento precoce.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu 5 receitas de iogurte natural para fazer em casa: o tradicional, o grego, o de coco, o de kefir e o com frutas. Você também aprendeu sobre a origem do iogurte natural e alguns acompanhamentos para tornar o seu consumo mais saboroso e nutritivo.

Esperamos que você tenha gostado das receitas e que se inspire para fazer o seu próprio iogurte natural em casa. O iogurte natural é um alimento saudável, versátil e delicioso, que pode trazer muitos benefícios para a sua saúde e bem-estar.

Continua após a publicidade..

Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e sugestões. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Veja Também

Todas as Receitas

Nossas Redes Sociais:

Instagram

Grupo do Facebook

Pinterest

Continua após a publicidade..

Pagina do Facebook

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.