[AD-INSERTER AMP]
Continua após a publicidade..

5 Receitas de Enroladinho de Queijo para Fazer em Casa

O enroladinho de queijo é um salgado muito popular no Brasil, que pode ser encontrado em padarias, lanchonetes e festas. É uma massa fina e crocante, recheada com queijo derretido, que pode ser frita ou assada. Neste artigo, você vai aprender 5 receitas de enroladinho de queijo para fazer em casa, de forma fácil e rápida. Você vai ver como é possível variar o sabor, a textura e o formato do enroladinho, usando ingredientes simples e acessíveis. Confira!

Continua após a publicidade..

O que é o Enroladinho de Queijo e Por que Fazer em Casa?

O enroladinho de queijo é um tipo de salgado que surgiu no Brasil, inspirado nas empanadas argentinas e nas esfihas árabes. A massa é feita com farinha de trigo, água, óleo e sal, e o recheio é composto por queijo, que pode ser mussarela, prato, coalho ou outro de sua preferência. O enroladinho pode ser moldado de diferentes formas, como meia-lua, triângulo ou rolinho, e pode ser frito em óleo quente ou assado no forno.

Fazer o enroladinho de queijo em casa tem várias vantagens, como:

  • Economizar dinheiro, pois os ingredientes são baratos e rendem bastante.
  • Controlar a qualidade e a quantidade dos ingredientes, evitando o excesso de gordura, sal e conservantes.
  • Personalizar o sabor, escolhendo o tipo de queijo, a espessura da massa e o modo de preparo.
  • Aproveitar o tempo livre, se divertindo na cozinha e criando receitas deliciosas.

Ingredientes para as 5 Receitas de Enroladinho de Queijo

Para fazer as 5 receitas de enroladinho de queijo, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Para a massa básica: 3 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de água morna, 1/4 de xícara de óleo, 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de fermento biológico seco.
  • Para o recheio: 500 g de queijo de sua preferência, ralado ou cortado em cubos pequenos.
  • Para a fritura: óleo suficiente para cobrir os enroladinhos em uma panela funda.
  • Para a assadeira: manteiga ou óleo para untar e farinha de trigo para polvilhar.
  • Para os temperos e complementos: orégano, pimenta-do-reino, salsinha, cebolinha, presunto, tomate, azeitona, requeijão, etc.

Ver mais receitas:

Modo de Preparo das 5 Receitas de Enroladinho de Queijo

Para fazer as 5 receitas de enroladinho de queijo, siga os passos abaixo:

Continua após a publicidade..
  • Para a massa básica: em uma tigela grande, misture a farinha, o sal e o fermento. Faça um buraco no centro e adicione o óleo e a água. Misture bem com uma colher de pau ou com as mãos, até formar uma massa homogênea e macia. Se necessário, acrescente mais farinha ou água, até obter a consistência desejada. Cubra a tigela com um pano limpo e deixe a massa descansar em um lugar aquecido por cerca de 30 minutos, ou até dobrar de volume.
  • Para o recheio: enquanto a massa descansa, prepare o recheio de sua preferência, misturando o queijo com os temperos e complementos que desejar. Reserve.
  • Para a montagem: depois que a massa crescer, divida-a em porções iguais, do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Abra cada porção com um rolo de macarrão ou com as mãos, formando um disco fino e redondo. Coloque uma colher de sopa do recheio no centro do disco e feche as bordas, unindo-as e apertando-as bem. Modele o enroladinho como preferir, podendo fazer meia-lua, triângulo, rolinho ou outro formato. Repita o processo com o restante da massa e do recheio.
  • Para a fritura: aqueça o óleo em uma panela funda, em fogo médio, até ficar bem quente. Frite os enroladinhos aos poucos, virando-os de vez em quando, até ficarem dourados e crocantes. Retire-os com uma escumadeira e coloque-os sobre papel toalha, para escorrer o excesso de óleo.
  • Para a assadeira: preaqueça o forno a 180°C e unte uma assadeira com manteiga ou óleo. Polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre a assadeira e distribua os enroladinhos, deixando um espaço entre eles. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até ficarem dourados e crocantes.

A História do Enroladinho de Queijo no Brasil

O enroladinho de queijo é um salgado que faz parte da cultura gastronômica brasileira, mas que tem origens em outras culinárias. Acredita-se que ele tenha sido influenciado pelas empanadas argentinas, que são pastéis de massa fina, recheados com carne, queijo, milho ou outros ingredientes, e pelas esfihas árabes, que são pães de massa macia, recheados com carne, queijo, espinafre ou outros ingredientes.

O enroladinho de queijo surgiu no Brasil no século XX, provavelmente nas regiões Sul e Sudeste, onde havia uma grande presença de imigrantes europeus e árabes. Ele se popularizou nas padarias, lanchonetes e festas, sendo consumido como um lanche rápido e saboroso. Com o tempo, ele foi se adaptando aos gostos e ingredientes locais, ganhando novas versões e variações.

Hoje, o enroladinho de queijo é um dos salgados mais queridos e consumidos pelos brasileiros, que podem encontrá-lo em todo o país, com diferentes nomes, como risole, pastelzinho, esfirra, fogazza, etc. Ele também pode ser feito em casa, de forma simples e econômica, usando a criatividade e o paladar de cada um.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu 5 receitas de enroladinho de queijo para fazer em casa, de forma fácil e rápida. Você viu como é possível variar o sabor, a textura e o formato do enroladinho, usando ingredientes simples e acessíveis. Você também conheceu um pouco da história e da origem desse salgado tão popular no Brasil, que tem influências de outras culinárias.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha se inspirado para fazer o seu próprio enroladinho de queijo. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou das nossas receitas e das nossas dicas. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Veja Também

Continua após a publicidade..

Todas as Receitas

Nossas Redes Sociais:

Instagram

Grupo do Facebook

Pinterest

Continua após a publicidade..

Pagina do Facebook

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.