[AD-INSERTER AMP]
Continua após a publicidade..

3 Receitas de Bolinho de Chuva Assado para Você se Deliciar

Você já experimentou bolinho de chuva assado? Essa é uma versão mais saudável e prática do tradicional bolinho de chuva frito, que é um dos doces mais populares da culinária brasileira. O bolinho de chuva assado fica fofinho, macio e saboroso, e pode ser polvilhado com açúcar e canela ou outros ingredientes de sua preferência. Além disso, é muito fácil de fazer e leva poucos ingredientes. Neste artigo, vamos ensinar 3 receitas diferentes de bolinho de chuva assado para você se deliciar. Confira!

Continua após a publicidade..

O que é bolinho de chuva assado?

O bolinho de chuva assado é uma variação do bolinho de chuva frito, que consiste em uma massa à base de farinha, ovos, leite e fermento, que é modelada em pequenas bolinhas e frita em óleo quente. O bolinho de chuva frito é um doce típico da cozinha caipira, que tem origem portuguesa e foi trazido ao Brasil pelos colonizadores1. O nome “bolinho de chuva” se deve ao fato de que esse doce era preparado nos dias chuvosos, quando as crianças não podiam brincar fora de casa.

O bolinho de chuva assado, por sua vez, é uma versão mais leve e saudável do bolinho de chuva frito, pois não leva óleo na sua preparação. A massa é a mesma, mas em vez de fritar, as bolinhas são levadas ao forno até ficarem douradas e crocantes por fora e macias por dentro. O bolinho de chuva assado pode ser consumido puro ou com coberturas variadas, como açúcar e canela, leite condensado, chocolate, coco ralado, geleia, entre outras.

Receita 1: Bolinho de Chuva Assado com Creme de Leite

Essa receita é muito simples e rápida de fazer, e leva apenas 6 ingredientes. O creme de leite dá uma textura mais cremosa e úmida ao bolinho, que fica irresistível.

Ingredientes

  • 1 lata de creme de leite
  • 1 ovo
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Açúcar e canela para polvilhar

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, misture o creme de leite, o ovo, o açúcar, o sal e a margarina até ficar homogêneo.
  2. Adicione a farinha aos poucos, mexendo bem com uma colher ou uma espátula. A massa deve ficar macia e desgrudar das mãos.
  3. Acrescente o fermento e misture delicadamente.
  4. Com as mãos untadas com óleo, faça bolinhas com a massa e coloque-as em uma forma untada e enfarinhada.
  5. Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 20 minutos ou até os bolinhos ficarem dourados.
  6. Retire do forno e passe os bolinhos em uma mistura de açúcar e canela a gosto.
  7. Sirva quente ou frio.

Receita 2: Bolinho de Chuva Assado com Leite Ninho

Essa receita é uma delícia para quem ama leite ninho. O bolinho fica com um sabor suave e delicado, e pode ser recheado com brigadeiro ou nutella para ficar ainda mais gostoso.

Continua após a publicidade..

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de açúcar demerara
  • Meia colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 ovo
  • 4 colheres (sopa) de leite ninho
  • Meia xícara (chá) de leite
  • Leite ninho para polvilhar

Modo de Preparo

  1. Em um recipiente, coloque a farinha, o açúcar e o fermento e misture bem.
  2. Em outro recipiente, bata o ovo com um garfo e adicione o leite ninho e o leite. Misture bem até dissolver o leite ninho.
  3. Junte os ingredientes secos aos líquidos e mexa bem até formar uma massa homogênea.
  4. Coloque a massa em forminhas de silicone ou de papel e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até os bolinhos ficarem dourados.
  5. Retire do forno e polvilhe leite ninho por cima dos bolinhos.
  6. Se desejar, faça um furo no centro de cada bolinho e recheie com brigadeiro ou nutella.

Receita 3: Bolinho de Chuva Assado com Banana

Essa receita é uma ótima forma de aproveitar as bananas maduras que estão sobrando na fruteira. O bolinho fica com um sabor incrível e uma textura macia e úmida.

Ingredientes

  • 2 bananas maduras amassadas
  • 2 ovos
  • Meia xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Açúcar e canela para polvilhar

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, misture as bananas amassadas, os ovos, o óleo e o açúcar mascavo até ficar bem incorporado.
  2. Adicione a farinha, a canela e o fermento e misture bem.
  3. Coloque a massa em forminhas de empada untadas ou em uma forma retangular untada e enfarinhada.
  4. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos ou até os bolinhos ficarem dourados e firmes.
  5. Retire do forno e polvilhe açúcar e canela por cima dos bolinhos.
  6. Sirva quente ou frio.

A origem do bolinho de chuva

O bolinho de chuva é um doce que tem origem portuguesa, mas que se tornou muito popular no Brasil, especialmente na região sudeste. Segundo alguns historiadores, o bolinho de chuva foi criado pelas freiras portuguesas no século XVIII, que usavam as sobras da massa das filhós (um tipo de sonho frito) para fazer pequenas bolinhas fritas em óleo3Essas bolinhas eram chamadas de “pingos de chuva” ou “pingos de tocha”, pois lembravam as gotas que caíam das velas acesas nas igrejas4.

O bolinho de chuva chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses, que adaptaram a receita aos ingredientes locais, como o açúcar, a canela e a farinha de mandioca. O bolinho de chuva se tornou um doce típico da cozinha caipira, que era preparado nos dias chuvosos, quando as crianças não podiam brincar fora de casa. O bolinho de chuva era servido quente, acompanhado de café ou chá2.

Com o passar do tempo, o bolinho de chuva ganhou diversas variações, como o bolinho de chuva com banana, com goiabada, com chocolate, entre outras. O bolinho de chuva assado é uma versão mais recente e saudável do bolinho de chuva frito, que preserva o sabor e a textura do doce original.

Acompanhamentos para o bolinho de chuva assado

O bolinho de chuva assado é um doce muito versátil, que pode ser servido com vários acompanhamentos diferentes. Aqui vão algumas sugestões:

  • Café: O café é uma bebida clássica para acompanhar o bolinho de chuva assado, pois combina muito bem com o sabor doce e canela do bolinho de chuva assado. O café também ajuda a equilibrar o açúcar e a dar mais energia.
  • Chá: O chá é outra bebida que harmoniza bem com o bolinho de chuva assado, pois tem um sabor suave e refrescante. Você pode escolher o seu chá favorito, como camomila, erva-doce, hortelã, mate, entre outros.
  • Leite: O leite é uma bebida que combina com qualquer doce, e com o bolinho de chuva assado não é diferente. O leite dá uma sensação de cremosidade e saciedade, e pode ser servido quente ou frio.
  • Sorvete: O sorvete é um acompanhamento perfeito para o bolinho de chuva assado, pois cria um contraste de temperatura e textura. Você pode escolher o sabor de sorvete que mais gostar, como baunilha, chocolate, creme, frutas, etc.
  • Frutas: As frutas são uma opção saudável e saborosa para acompanhar o bolinho de chuva assado, pois trazem frescor e vitaminas. Você pode usar frutas da estação, como morango, banana, maçã, uva, abacaxi, etc.

Conclusão

O bolinho de chuva assado é uma receita deliciosa e fácil de fazer, que agrada a todos os paladares. Neste artigo, você aprendeu 3 receitas diferentes de bolinho de chuva assado: com creme de leite, com leite ninho e com banana. Você também conheceu a origem do bolinho de chuva e algumas sugestões de acompanhamentos para o seu doce. Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que se inspire para fazer o seu bolinho de chuva assado em casa. Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Continua após a publicidade..

Veja Também

Todas as Receitas

Nossas Redes Sociais:

Instagram

Continua após a publicidade..

Grupo do Facebook

Pinterest

Pagina do Facebook

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.